pesquisar neste blog
posts recentes

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem decrescente

Entrega TP6 (parte 2) - Testes

Entrega da versão Beta

Aula de 06 de Junho

Aula dia 1 de Junho

Reunião 11

arquivos

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Sexta-feira, 20 de Maio de 2011
Entrega TP5

Boa Noite 

Cá estamos nós para mais uma entrega: a entrega TP5 relativamente ao protótipo de alta fidelidade.

O protótipo pode ser visitado através do link em baixo:

linlabmm.ca.ua.pt/florinhas_vouga/

Inicialmente o que se estipulou fazer relativamente a esta fase não foi testar todos os detalhes, mas dar ênfase às principais funcionalidades da interface, tendo como objectivo a reutilização do código para o desenvolvimento do produto final. Após as alterações realizadas no mapa de navegação de acordo com os comentários dos professores, optámos por prototipar numa primeira fase o registo e respectiva autenticação, bem como o chat e o fórum por serem funcionalidades que envolvem as tecnologias mais exigentes. Para além disso, decidiu-se prototipar a Home e o ecrã "Jardim de infância" por considerarmos que os outros ecrãs se baseiam na mesma estrutura. 

No entanto, após uma análise relativamente ao que se optou por prototipar inicialmente, o grupo reflectiu melhor acerca das suas escolhas e optou por fazer algumas alterações, devido à escassez do tempo. Se o objectivo é conceptualizar um protópido de alta fidelidade, tal como indica o nome, deveremos implementar os processos escolhidos de uma forma muito rigorosa e demasiado aproximada do produto final. Reflectimos sobre o facto e ponderamos relegar para segundo planos a construção do fórum nesta fase, centrando esforços no que realmente é importante para o público-alvo da instituição. Assim sendo, conceptualizamos os ecrãs da home, das notícias, do Jardim de Infância, o registo do utilizador bem como o respectivo login e o chat.

No início deste módulo TP5 deparámo-nos com a disposição do login no header. Como solução, achámos pertinente colocar uma “barra deslizante”. Achámos esta ideia bastante interesante contudo, poteriormente, tivémos alguns problemas em pô-la em prática, uma vez que o login no header nos veio trazer alguns erros na implementação de algumas páginas, tais como a atribuição de restrições por tipo de utilizador em todo o site.

Assim, convém referir que a única página onde o login funciona pertinentemente é a index.php. É nesta página que os professores devem efecuar o login com os dados de administrador. Sendo esta a única página com variáveis de sessão existem, e portanto, é apenas aí que o utilizador pode terminar sessão.

O utilizador registado tem a oportunidade de se regitar e visualizar os seus dados.

A home está com o seu aspecto gráfico quase concluído, no entanto a nível técnico, esta requeria a junção de muitos módulos exteriores. O facto de prototiparmos apenas as notícias, fez com que apenas esta parte da página index.php estivesse terminada.

A home tem capacidade para apenas duas notícias e dois eventos de cada vez, estando disponíveis botões de navegação para se ter acesso às restantes notícias.

A página das Notícias está totalmente concluída. À semelhança da home, esta página tem também capacidade apenas para duas notícias sendo necessários botões de navegação para aceder às restantes. Existe também a possibilidade de adicionar uma nova notícia, que posteriormente vai ser feito apenas pelo administrador.

Quanto ao chat, tivémos alguns problemas uma vez que este entra em conflito com o header, desformatando a página de perfil. Contudo, decidímos deixar a janela de conversação na página (ainda que com erros e sem funcionar) para que haja uma noção de como ela vai ser implementada. Conscientes de que esta componente é um dos maiores desafios do nosso projecto, encarámos o facto de não estar ainda totalmetne concluído como uma estratégia, uma vez que foi positivo termos começado desde cedo a trabalhar em algo que nos viria a ser problemático.

Posteriormente o chat vai ser incluído em todas as páginas, sendo utilizada a label “chat” para mostrar e esconder a janela.

Quanto à página de contactos, que contém a API do google, está também completamente implementada, mas ao submeter hoje para o servidor apercebemo-nos que só funciona em localhost. Introduzimos a referida chave fornecida pelo google bem como o endereço do servidor, no entanto a aplicação continuou sem funcionar e não conseguimos resolver esse problema atempadamente.

Neste momento já todos os links podem ser navegáveis, existindo para cada um deles uma página associada, referindo quais as páginas que estão em manutenção.

Estamos conscientes que as expectativas que criámos acerca do protótipo foram demasiado elevadas, no entanto não encarámos essa decisão como desfavorecedora, uma vez que nos permitiu ficar com uma noção global dos desafios que vamos encontrar a partir daqui.

Os dados de acesso de administrador são os segintes:

admin@ua.pt

123456

Contudo, não existe ainda no site nenhuma diferença entre o administrador e um utilizador regitado comum


tags:

publicado por cavaco-joana às 21:43

mais sobre mim
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post