pesquisar neste blog
posts recentes

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem decrescente

Entrega TP6 (parte 2) - Testes

Entrega da versão Beta

Aula de 06 de Junho

Aula dia 1 de Junho

Reunião 11

arquivos

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Quinta-feira, 9 de Junho de 2011
Entrega TP6 (parte 2) - Testes


Boa tarde.

Após a entrega da Versão Beta do projecto chega a hora da entrega dos testes e respectivos resultados.

 

Guião

Para a realização do teste de usabilidade, avaliando a eficácia e eficiência com que os intervenientes realizam algumas tarefas, foram elaborados dois guiões com os passos que o administrador e o utilizador comum tiveram de percorrer para testarem os componentes mais importantes e problemáticos da plataforma.

 

Ver Guião 

 

Testes de Usabilidade:

Os testes de usabilidade foram realizados com recurso a cinco participantes dos quais um, correspondia ao actual administrador do site das Florinhas do Vouga. O grupo achou que esta era a melhor solução para apurar dados mais realistas na realização do teste.

Quanto aos quatro restantes participantes que testaram o site como utilizadores comuns, achou-se por bem que estes tivessem diferentes perfis. Assim, a realização do teste a um utilizador mais experiente na navegação em plataformas, permitiu que se descobrissem erros e que se obtivessem sugestões que ao utilizador comum passariam despercebidos. Dentro deste grupo de intervenientes, estavam também pessoas com perfil de utilizadores do site das Florinhas do Vouga, que nos fizeram perceber como é que este tipo de intervenientes se relaciona com a plataforma.

A eficácia foi avaliada segundo alguns critérios consoante o utilizador tenha conseguido concluir a tarefa com sucesso, com ajuda ou não a tenha concluído de todo.  A nível de eficiência, optou-se pelo registo apenas do tempo estimado que cada utilizador demorou a fazer cada tarefa. O grupo achou que não era pertinente registar o número de cliques dada a elevada redundância de informação que permite ao utilizador fazer a mesma tarefa seguindo caminhos diferentes. Assim, achou-se que o número de cliques não era relevante nem resultaria num cruzamento de dados justo para avaliação da eficiência.

O teste de usabilidade revelou que tanto o administrador como o utilizador comum realizaram todas as tarefas sem a ajuda de intervenientes externos, divergindo apenas o tempo de execução, sendo todas estas concluídas com sucesso.

 

Ver Teste de Usabilidade - Administrador

Ver teste de Usabilidade - Utilizador Comum
 

Teste de Compatibilidade

Dada a natureza dos testes de compatibilidade, estes foram realizados pelo grupo através da visualização da página das Florinhas do Vouga nos diferentes browsers, sistemas operativos e resoluções.

Para o teste nos browsers recorreu-se à ferramenta IETester, que permitiu que se testasse o site nas diferentes versões do Internet Explorer.

Quanto ao IE7, IE8, os problemas que se notaram na página de registo, login e fórum devem-se ao facto de os botões dos formulários não assumirem o rollover criado em CSS. O cabeçalho e o footer apresentam irregularidades apenas na página inicial. Na página “recomendar a um amigo” o formulário aparece desalinhado do ambiente gráfico (o mesmo acontece no IE9).

Na versão 9 do Internet Explorer, ao contrário das restantes versões, os ícones dos formulários aparecem, mas não estão optimizados. O cabeçalho aparece desformatado em todas as páginas.

O problema mais grave de incompatibilidade foi encontrado no Google Chrome, onde a página Index surge totalmente desformatada assim como o cabeçalho.

No Safari, na página dos contactos, não aparece o API do mapa do Google.

No Firefox e no Opera o site encontra-se sem problemas de compatibilidade.

Ao nível dos sistemas operativos e resoluções analisadas não foram detectadas quaisquer incompatibilidades.

 

Ver Teste de Compatibilidade
 
 

Teste de funcionalidade

Realizamos o teste de funcionalidade para perceber efectivamente os erros que surgem a cada momento na aplicação, o mesmo implica dizer que este teste tem sido realizado permanentemente desde que iniciamos a implementação do produto. Ora, nesta fase da versão beta construímos uma tabela onde descrevemos detalhadamente os bugs encontrados durante os restantes testes, dos quais surgiram não só indicações para lacunas no site como também algumas sugestões de aperfeiçoamento. O site apresenta alguns bugs, não só a nível de programação como também com questões de formatação onde o site ainda se encontra um pouco cru. Para além da descrição de erros, atribuímos também a prioridade de resolução. Na generalidade, podemos dizer que as falhas que apontamos nesta tabela não colocam em causa a funcionalidade do site.

 

Ver Testes de Funcionalidade

 

Teste de Conteúdos

O teste de Conteúdos mostra que ainda existem alguns ajustes a fazer maioritariamente a nível das imagens que possam vir a ser submetidas pelos utilizadores do site. Imagens essas sobre as quais o grupo não tem o mínimo controlo, sendo que terá de ser implementado um sistema que ajuste proporcionalmente qualquer imagem que se submeta à área na qual vão ser inseridas.

Quanto ao texto, considera-se na sua generalidade bem legível e bem formatado.

 

Ver Testes de Conteúdos

 
 

Teste de Segurança

Quanto aos testes de Segurança,  segue-se um documento com os prints retirados ao programa Acunetix.

 

Ver Teste de Segurança

 

Todos estes testes deram ao grupo a percepção dos erros que existem para corrigir, bem como uma reflexão sobre como estes vão ser resolvidos. Além disso, permitiram que se obtivesse um feedback dos utilizadores que vão de facto utilizar o site, nomeadamente a sua opinião acerca deste. A utilização da plataforma por parte de alguém que nunca teve contacto facultou uma série de informação que o grupo, estando tão familiarizado com esta, não se aperceberia por si só.

Quanto ao servidor, prevê-se a curto prazo a transferência do site do servidor Linlab para um  que será fornecido pela instituição.

Este trabalho, além de pôr em prática todos os conceitos que se tem vindo a aprender durante este ano, permitiu que o trabalho que se vai fazer posteriormente seja enriquecido.


tags: ,

publicado por alff às 18:32

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




mais sobre mim
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários