pesquisar neste blog
posts recentes

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem decrescente

Entrega TP6 (parte 2) - Testes

Entrega da versão Beta

Aula de 06 de Junho

Aula dia 1 de Junho

Reunião 11

arquivos

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Quinta-feira, 17 de Março de 2011
Entrega tp2

Boa noite ,

A documentação relativa à segunda entrega de Projecto segue nas linhas seguintes. Fizeram-se dois documentos, um com a listagem de requisitos funcionais e outro para a viabilidade técnica.

 A lista dos requisitos funcionais corresponde às funcionalidades que o futuro site das "Florinhas do Vouga" terá para a satisfação das necessidades da instituição (fundo azul,) juntamente com as funcionalidades que serão apenas necessárias para a conclusão da disciplina de Projecto (a fundo verde). Foi agrupada por quatro áreas lógicas onde foram também definidas prioridades de implementação. A Área Informativa corresponde à informação básica referente à instituição e pode ser acedida por todos utilizadores. Já a Área de Administração diz respeito às funcionalidades que apenas o administrador pode utilizar para a gestão do site. Convém referir que ao administrar o site, o administrador não precisará de ter quaisquer conhecimentos de programação para o fazer, uma vez que a plataforma vai estar preparada para que qualquer pessoa possa fazer a sua gestão. Quanto à Área de Rede Social, esta só poderá ser acedida por utilizadores registados previamente, sendo que estes serão apenas os voluntários da instituição. Ao acederem a esta área, os voluntários poderão visualizar os mapas das ceias com calor; utilizar um fórum e um chat; e ter acesso a conteúdos que não serão visíveis para utilizadores comuns. Relativamente à Área de Ajuda, à semelhança da informativa, esta também estará disponível para todos os utilizadores e contemplará um suporte à utilização do site e à navegação dos utilizadores.

 

Ver Requisitos Funcionais

 
 

O documento da viabilidade técnica apresenta uma análise às soluções técnicas disponíveis para o desenvolvimento das funcionalidades do novo site as "florinhas do Vouga" e indica, de entre estas soluções, quais as que serão utilizadas no Projecto.

Optou-se por uma organização que distingue entre server-side, client-side, frameworks, funcionalidades específicas, software, API’s, hardware e editor de conteúdos. Para cada uma destas categorias realizou-se uma pequena descrição da sua função, uma identificação das suas forças e fraquezas, uma listagem das fontes de recolha de informação, uma identificação dos requisitos funcionais onde serão aplicadas e uma justificação da escolha após comparação das diferentes soluções.

Na coluna “onde aplicar”, utiliza-se como notação os números que identificam as funcionalidades no documento dos requisitos funcionais.

Importa ainda realçar que, inicialmente e por sugestão dos docentes, se equacionou a hipótese de utilizar CMS para o desenvolvimento do site, sendo que as suas funcionalidades parecem adequar-se na perfeição a este tipo de estrutura. No entanto, o grupo considerou que, apesar de ser uma solução eficaz, não seria tão enriquecedora do ponto de vista de aquisição de novos conhecimentos. Pensou-se que programar de raiz se viria a tornar uma mais-valia no futuro, apesar da total consciência do enorme trabalho que o site implica.

  

Ver Viabilidade Técnica

 

Síntese

No documento da viabilidade técnica dedicou-se uma coluna para a justificação das escolhas técnicas adoptadas tendo como pontos de referência as comparações entre tecnologias similares. De qualquer forma referem-se aqui os pontos mais importantes:

 Após a realização destes dois documentos, ficou-se com uma ideia mais ampla das funcionalidades necessárias para integrar no site, bem como as soluções técnicas mais adequadas para as implementar

 

 


tags:

publicado por alff às 22:28

mais sobre mim
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post