pesquisar neste blog
posts recentes

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente

Contagem decrescente

Entrega TP6 (parte 2) - Testes

Entrega da versão Beta

Aula de 06 de Junho

Aula dia 1 de Junho

Reunião 11

arquivos

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Sexta-feira, 15 de Abril de 2011
Entrega TP4

 Boa tarde 

Segue no corpo deste post a documentação relativa à entrega da TP4 relativamente à especificação técnica e gráfica. 

 

Especificação técnica:
 

No mapa de navegação colocamos todos os ecrãs existentes no site e as relações entre cada um deles. Estão representados todos os caminhos que os utilizadores, quer seja um utilizador comum, o administrador, um utilizador registado no site ou um voluntário, podem percorrer nos diferenes trajectos do site da instituição. Para compreender as possíveis acções dos visitantes, o mapa integra uma pequena legenda que os permite diferenciar. Importa realçar que não se fez qualquer distinção no que respeita ao administrador, pelo facto da gestão do site ser feita a partir dos ecrãs que já existem, mas que se distinguem aquando da autenticação do administrador. De referir ainda que realizamos algumas alterações relativamente ao que projectamos anteriormente na demo gráfica, como a disposição do link de acesso ao fórum e o acesso ao chat. Se antes estas acções eram apenas acessíveis na área de perfil, agora passam a estar presentes em todo o site por uma relação lógica uma vez que o perfil de utilizador é mais focado nos seus dados pessoais. Foi ainda necessário inserir uma área dedicada aos mapas da ceia de calor, que poderão ser vistos apenas pelos utilizadores voluntários. 

Ver Mapa de Navegação 
 

Nas próximas linhas seguem a descrição e os próprios fluxogramas detalhados das funções principais do projecto:

Fórum
Neste fluxograma encontram-se descritos os processos para responder, adicionar e apagar mensagens e adicionar, editar e adicionar tópicos.
Começa-se por se perceber qual o tipo de utilizador que está com a sessão iniciada. Se for um utilizador registado ou voluntário, pode adicionar mensagens dentro dos tópicos. Depois de inserida a mensagem ou resposta no formulário para o efeito é enviada uma Query para inserir dados na BD. É dado um feedback ao utilizador se a mensagem ou a resposta for correctamente inserida
Se o utilizador for o administrador, além do que o utilizador registado sem poderes administrativos pode fazer, poderá também editar, adicionar e apagar tópicos e apagar mensagens ou respostas. O processo é praticamente o mesmo: depois de selecionado o tópico que se quer apagar, editar ou acrescentar, é mandada uma query para que os dados se actualizem na BD. É enviada uma mensagem com um feedback para o administrador.
 

Galeria de imagens
Só o administrador tem a possibilidade de criar um novo álbum na galeria de imagens. Para o fazer, tem de ter a sessão iniciada, ir para a página da galeria de imagens e seleccionar “inserir novo álbum”. Seguidamente insere-se o nome do novo álbum. É enviada uma query á base de dados para verificar se o nome inserido já existe. Se existir, é dado um feedback ao administrador (“esse álbum já existe, insira um novo nome”) e este tem de voltar a inserir uma nova nomenclatura. Se o nome não existir, é enviada uma query para a base de dados para se criar um novo álbum. É criado o álbum na BD e é dado um feedback ao administrador que o álbum foi criado com sucesso.
 

Inserir fotografias na galeria
À semelhança da galeria de imagens, só o administrador pode adicionar fotografias na galeria de imagens. Para o efeito tem de escolher um álbum, seleccionar as fotografias que pretende adicionar e inseri-las. Se as fotografias não foram seleccionadas correctamente, é dado um feedback ao utilizador (“houve um problema ao carregar as fotografias”) e o administrador tem de seleccionar novamente as fotografias que pretende adicionar. Se as fotografias foram bem seleccionadas, elas vão ser copiadas para a uma pasta e é feita uma query á BD para inserir o caminho para as fotografias. Esse caminho é inserido na base de dados  e é dado um feedback ao utilizador (“Fotografias inseridas com sucesso”).
 

Iniciar Sessão
Para iniciar sessão é necessário preencher o formulário para o efeito (email e password). Existe uma validação para se saber se os campos estão todos preenchidos (tanto o campo do email como o de password). Se não estiverem, é dado um feedback ao utilizador (“por favor, insira um email e uma password”) e o utilizador não consegue fazer login. Se os campos estiverem preenchidos, é enviada uma Query á BD para verificar se o email e a password estão correctos e se correspondem. Se não estiverem, o utilizador não consegue fazer o login. Se estiverem correctos, são iniciadas as variáveis de sessão como por exemplo o username e o id_user e o utilizador passa a ter a sessão iniciada podendo usufruir de todas as vantagens que isso lhe possa dar.
 

Registo
Para se registar, o utilizador ter de preencher o formulário da página de registo que consiste na inserção do nome, email, sexo, morada, localidade, data de nascimento, password e fotografia. É enviada uma query para verificar se o email inserido já está registado na Base de Dados. Se já estiver o utilizador não se pode registar novamente, se não, no caso de ter sido inserida uma fotografia é criada uma pasta para gravar as fotografias do utilizador. Faz-se uma Query á BD para inserir os dados do novo utilizador na base de dados e os dados são inseridos. Há um feedback que diz ao utilizador que foi registado com sucesso e este é remetido para a home.
 

Inserir notícias
Só o administrador tem permissão para inserir notícias eventos ou qualquer outro tipo de conteúdos. Para isso tem de ter sessão iniciada. No caso das notícias, é necessário introduzir um título, uma introdução, uma imagem, um corpo e a data de fim de publicação. Se foi inserida uma imagem, é enviada para a pasta de ficheiros é feita uma Query para inserir a nova notícia na BD. A notícia é inserida e é enviado um feedback ao utilizador. Se a notícia for destaque, a notícia é inserida também na home.
 

Editar conteúdos
Para editar conteúdos o administrador tem de clicar sobre o que pretende modificar. Se for uma fotografia, ela é enviada para a pasta de ficheiros. É enviada uma query para editar os dados na BD. É enviado um feedback ao administrador a dizer que os conteúdos foram editados com sucesso. 

 Ver Fluxogramas

 

A base de dados das “Florinhas do Vouga” tem de conseguir responder a todas as funcionalidades que o novo site vai contemplar. Existem as tabelas “utilizador” e “tipo” para que possa existir login, registo e utilizadores com diferentes hierarquias: Registado, voluntário e Administrador. As tabelas de “conteúdos”, “eventos” e “notícias” permitem criar um mecanismo para que o administrador consiga facilmente alterar informação que pretende. A pasta “ficheiros” está preparada para armazenar todos os ficheiros (incluindo imagens) presentes no site (provenientes dos “conteúdos”, “galerias”, “eventos” e “notícias”). As tabelas “tópicos”, “mensagens” e “respostas” dizem respeito ao fórum que vai ser implementado de raiz. Contempla tópicos que se subdividem em mensagens que podem ser respondidas.  

Ver Base de Dados
 

- Alto Nível
 

A arquitectura do sistema de alto nível representa as relações existentes entre as diferentes componentes do projecto numa perspectiva geral, onde é perceptível que o projecto será desenvolvido em linguagem PHP e processado num servidor. Para além disso, são visíveis todas as outras linguagens, tecnologias, frameworks e software a ser utilizado na concepção do site diferenciando o lado do cliente do lado do servidor.

Arquitectura de Alto Nível
 

- Baixo Nível

Se na arquitectura do sistema de alto nível podemos compreender os processos que se desenvolvem por detrás da nossa aplicação de uma forma generalizada, na arquitectura de baixo nível podemos analizá-los de uma forma mais focada. Desta forma podemos compreender detalhadamente os grandes módulos implementados e como estes comunicam entre si no que respeita aos blocos funcionais que os integram. Assim, evidenciamos nesses mesmos blocos a sua relação com a base de dados e a forma como todos os conteúdos são geridos pelo administrador, para além de termos também representado a interacção entre os utilizadores e cada uma dos blocos.

Ver Arquitectura de Baixo Nível 

 

Especificação Gráfica:

O manual de identidade das "Florinhas" é constituído pelo estudo do nome, a apresentação do novo logótipo da instituição para efeitos de aula, bem como o estudo de cores e de tipografia. Contudo, para atingir este resultado final, passou-se por todo um processo criativo de estudos do qual resultaram documentos que o grupo gostaria que não passassem despercebidos. Assim sendo, segue um documento constituído pelos estudos e outro correspondente ao manual de identidade da marca.

Ver Manual de Estudos 

Ver Manual de Identidade
 

O estudo de ícones é relativo não só aos botões de links como também aos de interacção, como por exemplo o de avançar e retroceder na página das notícias e dos eventos.
O desenho de cada um dos ícones a rosa e azul foram idealizados e concretizados de forma a transparecer a mensagem que cada um quer passar ao utilizador para que este possa perceber a leitura do botão com mais facilidade. Exemplo disso são os ícones do projecto “giros”, “colaborar” e “Voluntariado”, em que na sua versão rollover surge o nome do projecto em questão.
Quanto às cores dos ícones usaram-se as três escolhidas na execução do site. É importante referir que as cores foram utilizadas consoante a disposição dos ícones nos ecrãs de forma a conjugar com as que estão dispostas no layout.

 

 

As grelhas são uma componente gráfica invisível para a maioria dos utilizadores, mas fundamentais para construir aplicações equilibradas e conjugar os diferentes elementos constituintes de uma página web. No estudo que realizamos definimos uma largura de 1024 px para o layout, sendo que dessa dimensão a área útil situa-se nos 960 px. Definimos também uma goteira com 16 px de largura, que constitui espaços em branco para permitir que os elementos sejam dispostos na página de uma forma organizada e harmoniosa.
Dividimos os ecrãs em seis partes iguais de 141 px de largura, separadas pelas goteiras de cor roxa. De acordo com cada um dos ecrãs e das suas diferentes especificidades, fomos adicionando novos espaços do tamanho das goteiras que estão representados com a cor verde, para que se conseguissem integrar tudo de forma coerente no site.

Ver Grelhas

 

 

Depois de todo o trabalho concretizado nesta fase das especificações do projecto, concluímos que o conjunto de documentos que nos foi proposto desenvolver são de primordial importância por constituirem uma base delineada para as etapas que se avizinham. Não seria possível começar a programar sem antes ter definido a disposição dos ecrãs principais, o desenho da base de dados, os processos que estão por detrás da nossa aplicação e todos os estudos que nos relegaram para a realidade que nos espera.

 Cumprimentos, As Florinhas


tags:

publicado por alff às 20:31

editado por cristina-rocha em 16/04/2011 às 11:26

mais sobre mim
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post